Cirurgiões oncológicos são especialistas que dedicam a maior parte de seu tempo ao estudo e tratamento do câncer.

Queridos pacientes e amigos, hoje celebramos o Dia do Oncologista e quero conversar com vocês sobre a importância dessa especialidade médica e principalmente do cirurgião oncológico.

O câncer é uma doença complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O tratamento dessa condição é feito por oncologistas.

Mas primeiramente, você sabe o que é um oncologista?

O oncologista é o médico dedicado ao tratamento de cânceres e tumores. “Onco” tem origem no grego e significa massa, volume ou tumor, enquanto “logia” significa estudo. Os três principais médicos que tratam cânceres são os oncologistas clínicos, os radioterapeutas e os cirurgiões oncológicos, sendo o meu caso.

Dentro dessa grande área, o cirurgião oncológico tem um papel fundamental no tratamento de pacientes com câncer e atuam em diversas áreas. 

O cirurgião oncológico possui formação médica especializada, com habilidade e experiência necessária para precisão no diagnóstico e procedimentos cirúrgicos em pacientes com câncer. Utilizando suas habilidades clínicas, ele é capaz de identificar a presença do câncer, seu tipo e estágio, por meio de exames físicos, imagens e biópsias. Este diagnóstico preciso é fundamental para o planejamento adequado do tratamento.

Durante o planejamento cirúrgico, é o cirurgião oncológico que determina a melhor abordagem cirúrgica para cada paciente, considerando o tipo de câncer, estágio e localização. O objetivo do cirurgião é realizar o procedimento para remover completamente o tumor e preservar a função dos órgãos afetados.

Além disso, cabe ao cirurgião oncológico entender o caso do paciente e decidir qual o melhor momento durante o tratamento para fazer a retirada do tumor.

A habilidade técnica do cirurgião é muito requerida durante a cirurgia, ela é fundamental para garantir a eficácia do procedimento e a segurança do paciente. Ainda, o cirurgião oncológico pode realizar biópsias adicionais durante a cirurgia para avaliar a extensão do câncer e determinar a necessidade de tratamentos complementares.

O cirurgião oncológico realiza apenas a parte operatória do tratamento?

O papel do cirurgião oncológico não se limita apenas à remoção do tumor. Ele também realiza todo acompanhamento pós-cirúrgico, monitora a recuperação do paciente, avalia a eficácia do procedimento e realiza exames para analisar se há recidivas do câncer. 

Ele trabalha juntamente com uma equipe multidisciplinar: oncologistas clínicos, radioterapeutas e enfermeiros. Juntos discutem os casos e decidem quais são as melhores opções de tratamento para cada paciente.

O câncer é uma doença que assusta, mas saiba que há uma equipe de profissionais que se dedicam e estudam para trazer sempre o melhor tipo de tratamento para cada caso.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo, que estarei disposto a esclarecê-las.

Dr. Rafael Oliveira | Cirurgião Oncológico

CRM MS 5550 | RQE 4326

Fonte: The Contemporary Role of Surgical Oncology .Raphael E. Pollock, MD, PhD and Donald L. Morton, MD.  Holland-Frei Cancer Medicine. 6th edition. 2003.

Olá, você precisa de ajuda?